É um fato cada vez mais comum e infeliz, mas mesmo os casamentos cristãos estão terminando em divórcio. Isso é um fato muito triste, porque o casamento é uma instituição sagrada criada por Deus para proporcionar felicidade ao marido, à esposa e aos filhos.
Tanto é que Deus criou primeiro Adão. Depois, ao perceber que não era bom deixar Adão sozinho Deus criou Eva para ser sua companheira e deu-Lhes apenas uma instrução: que o casal tivesse filhos para popular a Terra.
No entanto, muitos casais estão tratando o casamento de forma superficial, tentando evitar os conflitos através do divórcio em vez de resolvê-los. Essa não é a maneira mais apropriada para ter um verdadeiro relacionamento cristão.
Como salvar o casamento segundo a Bíblia
Por isso, acompanhe algumas dicas para salvar seu casamento segundo a Bíblia:
1. Procure ajuda na Bíblia e com seus líderes espirituais
No casamento, o homem e a mulher tornam-se “uma só carne” segundo a Bíblia. No entanto, muitos casamentos cristãos acabam em divórcio. Para não deixar isso ocorrer com seu casamento, é preciso entender os preceitos cristãos sobre o que Deus espera de um casamento e da conduta do homem e da mulher no relacionamento.
Para isso, há duas maneiras de agir: primeiro, estude a Bíblia. Não há como entender como manter um casamento saudável e cristão sem o conhecimento dos ensinamentos de Deus.
Você e seu cônjuge podem até fazer disso uma tarefa conjunta e diária. Isso pode aproximá-los mais e ajudá-los a salvar o casamento.
Além disso, peça orientações de seus líderes religiosos para superar uma crise no casamento. Eles são a autoridade máxima para aconselhá-lo segundo preceitos cristãos.
2. Siga os preceitos cristãos no casamento
Alguns cristões, mesmo que praticantes, só creem na palavra do Senhor, doam dízimos e frequentam a igreja, mas não têm o comportamento de verdadeiros cristãos. Por isso é tão importante estudar a Bíblia e ter comportamentos engrandecedores no casamento.
Os homens e mulheres cristãs precisam, por exemplo, manter a castidade até o casamento. Outro bom comportamento dentro de um casamento é manter a fidelidade, já que o adultério é um pecado contra um dos Dez Mandamentos.
Esposa e marido também precisam amar ao próximo como amam a si mesmos. Isso inclui ter um amor completo pelo cônjuge. Para ter um cenário mais amplo da conduta esperada dentro de um casamento, estude bem a Bíblia e tenha orientação de seus líderes religiosos para entender como passar pela crise em seu casamento.
3. Não pense em separação ou divórcio de imediato
É verdade que Deus deixou na Bíblia uma concessão para o divórcio nos preceitos do Cristianismo. No entanto, essa lei não abre muitas exceções para pensar em separação ou divórcio imediatamente, como é o caso de adultério, em Mateus 19:9.
No entanto, fora dessa realidade, não é recomendado pensar no divórcio ou em separação imediatamente em vez de superar a crise no casamento. É preciso que o casal tenha esforço mútuo e contínuo para voltar a ter um relacionamento cristão saudável.
De acordo com Gênesis 2:24 e Mateus 19:4-6, a vontade de Deus para um casal cristãos é que marido e mulher fiquem apegados um ao outro. Isso significa fazer um esforço cristão para que o casamento não termine em divórcio ou separação.
4. Mantenha interesse em seu cônjuge (e vice-versa)
Não há como salvar um casamento caso apenas um dos cônjuges esteja interessado em fazer esforço e seguir determinados preceitos cristãos para superar a crise no relacionamento.
É importante incentivar o cônjuge desanimado a estudar a Bíblia, seguir os preceitos cristãos, levar a sério o aconselhamento de líderes espirituais e fazer sua parte para resolver uma crise no casamento.
Uma dica de ouro é o casal compartilhar interesse mútuo um pelo outro. Isso significa fazer mais atividades cristãs juntos, como ir à igreja ou estudar a Bíblia, conversar sobre tudo, resolver os conflitos com assertividade, manterem respeito mútuo, e muito mais.
Por isso que o estudo da Bíblia é tão recomendado. É através dos textos sagrados que você e seu cônjuge podem saber como ter uma conduta cristã dentro do casamento.
5. Converse com seu cônjuge sobre o problema
Em vez de ficar remoendo mágoas, culpas, pessimismo e outros sentimentos nocivos à saúde do seu casamento, o ideal é conversar com seu cônjuge sobre pequenos e grandes conflitos no casamento. Isso cria uma harmonia no lar, uma vez que a solução será proposta pelos dois, e não resolvida de maneira superficial por apenas um dos cônjuges.
É muito importante conversar para resolver conflitos. Há casais que só conversam sobre tópicos superficiais ou não se falam mais. Isso é a receita para um casamento fracassado e infeliz.
Com muita fé e positividade, escreve para o Pray and Faith, trazendo mensagens e ensinamentos Divinos para todos.