A Santa Ceia é uma tradição primordialmente cristã. Ela existe desde o período do Novo Testamento, como mostrado em trechos de Atos e Coríntios.
Essa foi uma tradição cristão deixada pelo próprio Jesus Cristo para seus seguidores verdadeiramente cristãos.
No entanto, a maioria dos cristãos não sabe qual é o verdadeiro significado da Santa Ceia. É uma prática comum seguir a tradição sem entender seu real significado.
Essa não é uma boa conduta, porque os cristãos verdadeiros não podem seguir apenas tradições sem entender seu significado. Isso porque o conhecimento da Bíblia é fundamental para garantir uma verdadeira conduta cristã.
É para sanar essa dúvida que esse artigo foi feito. Para que os verdadeiros cristões possam partilhar dessa tradição entendendo seu real significado bíblico. Entenda a origem e o significado bíblico da Santa Ceia.
Como foi a origem da tradição da Santa Ceia?
Resumidamente, a origem da Santa Ceia é apresentada em trechos de Mateus, Marcos e Lucas. É preciso entender os acontecimentos com Jesus Cristo na época para entender o significado bíblico da Santa Ceia. Portanto, foi o último ato de Jesus antes de morrer na cruz.
Portanto, é possível entender a importância da tradição da Santa Ceia. Durante sua última ceia com seus apóstolos, Jesus partiu um pão em pedaços e o distribuiu, revelando que os pedaços de pão eram Seu próprio corpo, para que todos comessem.
Em seguida, Jesus Cristo passou um cálice de vinho entre os apóstolos, para que todos bebessem. Ele revelou que o vinho era Seu próprio sangue. Em Mateus 26:28, é possível entender que através desses atos, Jesus estava perdoando todos os apóstolos por seus pecados.
Em seguida, Jesus Cristo orientou que o ritual fosse realizado por todos os verdadeiros cristãos, para serem redimidos de seus pecados através de Seu corpo e de Seu sangue, como uma memória de sua posterior morte crucificado.
Por isso, os cristãos praticantes fazem a santa ceia, como uma espécie de memorial e agradecimento pelo sacrifício de Jesus Cristo por todos os pecadores.
Vale ressaltar que as diferentes correntes de igrejas evangélicas ou mesmo os católicos possuem determinados períodos corretos para que a Santa Ceia seja realizada, que pode ser uma vez por semana, uma vez por mês e às vezes, uma vez a cada dois meses.
O importante é que você tenha em mente o sacrifício de Jesus por todos os pecadores e tenha um arrependimento verdadeiro sobre seus pecados cometidos, para que através de Jesus Cristo, você possa ser perdoado.
Qual o significado bíblico da Santa Ceia?
Ao entender o contexto bíblico da Santa Ceia, é mais fácil compreender seu verdadeiro significado. Jesus foi crucificado para que todos os pecadores pudessem ser redimidos de seus pecados. Ou seja, Ele fez um sacrifício para o bem de toda a humanidade.
Isso porque, na época da Criação, Adão e Eva comeram o fruto proibido no Jardim do Éden. Nesse sentido, todos os seus descendentes foram condenados a serem pecadores.
No entanto, Jesus foi enviado por Deus para purificar toda a humanidade dos pecado cometidos, mas você também precisa fazer sua parte e seguir os verdadeiros preceitos cristãos para garantir sua salvação. Não basta apenas o sacrifício de Jesus.
Nesse sentido, comer e beber espiritualmente as metáforas para o corpo e o sangue de Jesus Cristo, é uma maneira de provar gratidão ao Seu sacrifício.
Não basta apenas realizar a Santa Ceia sem realmente ter arrependimento de seus pecados cometidos, pedir perdão para Deus e corrigir sua conduta, para viver em comunhão segundo os preceitos cristãos.
Nesse sentido, a Santa Ceia é um reforço em sua memória de que Jesus Cristo o purificou, mas você precisa fazer sua parte. É uma entrega importante para fazer periodicamente, para “se alimentar” de Jesus Cristo simbolicamente.
No entanto, não adianta fazer isso sem ser um cristão praticante, que inclui hábitos como não faltar com suas tarefas religiosas, ter uma conduta verdadeiramente cristã, ter arrependimento quando cometer um pecado, entre outras boas práticas cristãs.
Além disso, a Santa Ceia é uma forma de unir pessoas queridas em nome de Jesus Cristo e Deus. Quando uma ou mais pessoas se reúnem em nome de Deus, Ele está presente naquele local.
Portanto, é uma forma também de manter o relacionamento com Deus em dia, além de demonstrar respeito, obediência e gratidão aos Seus ensinamentos e ao sacrifício de Jesus Cristo por você.
With a lot of faith and positivity, she writes for Pray and Faith, bringing messages and Divine teachings to everyone.