Ad

Segundo Mateus 19:5, um homem e uma mulher que se unem em um casamento são apenas uma única carne. Não são mais duas pessoas, mas uma unida.

Nesse sentido, é preciso tomar um cuidado extremo ao se comprometer com uma pessoa em casamento, já que é uma união abençoada por Deus para durar para sempre.

No entanto, o que os ensinamentos cristãos ensinam sobre o que você deve esperar de seu cônjuge e de seu casamento? Saiba que só há coisas boas por vir.

Vale ressaltar que não é só você que deve esperar essas atitudes do cônjuge ou benefícios do casamento: você também é um membro ativo no relacionamento e precisa doar-se da mesma maneira. 

Imagem: Pixabay – Reprodução

O que esperar do seu cônjuge e do seu casamento cristão?

Nos ensinamentos bíblicos, há alguns trechos sobre o que esperar dessa união e também de seu cônjuge. O casamento é um relacionamento entre um homem e uma mulher que os torna apenas um e tem o objetivo de durar para sempre.

Entenda o que esperar de seu cônjuge e de seu casamento cristão (e o que oferecer também):

1.  Um amor completo

Segundo Efésios 5:25, os maridos precisam amar suas esposas. O sentimento deve ser recíproco, segundo Tito 2:4. Portanto, o amor do casamento é o tipo de amor mais profundo e completo que você terá em toda sua vida. É o tipo de amor que Jesus ensinou seus seguidores a ter em seus ensinamentos.

2.  A maior intimidade

O casamento não envolve apenas amor, mas também proximidade espiritual, emocional, física e psicológica. Em Gênesis 2:24 é ensinado que marido e esposa devem ser o mais unidos possível.

Isso inclui, também, as relações sexuais, que tornam o casal “uma só carne”. É através do casamento que os casais podem se reproduzir também, trazendo uma intimidade nunca antes vivenciada por nenhum dos dois.

3.  Atos de altruísmo

Jesus Cristo ensinou, segundo João 15:13, que não existe amor maior do que oferecer sua própria vida para alguém. Dessa forma, você pode esperar de seu cônjuge atos de altruísmo. Pequenos e grandes atos cotidianos, como perdoar, ouvir, aconselhar, apoiar, mudar defeitos e outras atitudes altruístas são esperados no casamento cristão. 

4.  Paciência

Em Efésios 4:2–3, é ensinado que tanto você quanto seu cônjuge cometerão erros. Isso é mais do que esperado nos seres humanos. No entanto, você pode esperar (e oferecer) humildade e mansidão para suportar os conflitos com amor.

Ou seja, através da paciência, é possível manter um relacionamento saudável e feliz.

5.  Alegria

O casamento é uma fonte de alegria quando segue os preceitos cristãos. Você e seu cônjuge têm responsabilidades para manter o casamento saudável.

Segundo Eclesiastes 9:9, é preciso desfrutar a vida com o cônjuge com alegria todos os dias. Haverá dias mais difíceis, mas a paciência, conforme orientado no tópico anterior, irá ajudá-los a superar os desafios.

6.  Bondade

Casar significa ajudar a melhorar seu cônjuge e vice-versa. Existe um amor, uma intimidade e qualidades tão poderosas capazes de transformar totalmente o casal. Em Efésios 4:32, os cônjuges são orientados a praticar a misericórdia e o perdão para serem transformados no casamento, virando pessoas e parceiros melhores. 

7.  É um ato de acordo com os princípios de Deus

Pode haver infelicidade em um casamento, mas esse tipo de união é para Deus uma parceria muito abençoada, como a de Adão e Eva. Para Deus, a felicidade nesse mundo pode ser conquistada através do casamento.

8.  Faz parte do plano de Deus para você

Toda vida aqui na Terra tem um propósito. O propósito de Deus para os seres humanos é o casamento a longo prazo, com o objetivo de garantir felicidade, além da prosperidade da vida na Terra perpetuada por seus filhos de geração em geração.

Por isso, um casamento é um ato bem-visto aos olhos de Deus. Um casamento seguindo os preceitos cristões e deixando Deus acima de sua relação, só tem motivos para ser abençoado, mesmo nas horas mais difíceis.

Todos esses 8 tópicos são o que você pode esperar do seu cônjuge, do seu casamento cristão, e também o que você deve oferecer no seu relacionamento. Afinal, o casamento é a comunhão de duas pessoas em apenas um corpo. Não pode existir desigualdade entre o que é dado e o que é recebido.

Apenas dessa maneira, será possível desfrutar de todos os benefícios e felicidades de um casamento verdadeiramente cristão.