Ad

Em Gênesis 4.4,5 é mostrado que Deus aceitou a oferta de Abel, mas não aceitou a oferta de seu irmão Caim. No entanto, primeiro é necessário entender o contexto da história.

Caim e Abel foram os primeiros filhos de Adão e Eva. No entanto, Caim não tinha bom caráter e matou seu irmão Abel no final. Esse foi o primeiro assassinato da história. Dessa maneira, Caim é a representação de um pecado muito grande aos olhos de Deus.

No entanto, essa história tem um começo, culminando no assassinato de Abel pelas mãos de Caim.

Adão e Eva ensinaram aos dois filhos a adorar e oferecer sacrifícios ao Deus Yahweh, com o intuito de adorar ao Senhor e de expiação de culpas dos dois irmãos.  

Caim ofereceu como sacrifício ao Senhor o fruto da terra. Já Abel, ofertou duas de suas ovelhas melhores ovelhas. Ou seja, Caim ofereceu uma oferta de cereais e o outro ofereceu uma oferta de sangue.

No entanto, o Deus Yahweh preferiu o sacrifício de sangue ao sacrifício de frutos da terra.  No entanto, isso não deve ser interpretado erroneamente. Não foi a ausência de sangue no sacrifício oferecido por Caim o motivo pelo qual Deus não aceitou sua oferta para adorá-Lo e curar as culpas de Caim culpas.

No entanto, os motivos pelos quais Deus não aceitou a oferta de Caim está mais em seu caráter. Em 1 João 3.12, dá para entender que Deus não aceitou a oferta de Caim. Isso fez Caim assassinar o próprio irmão mais tarde, por inveja. Isso já demonstra um pouco do caráter ruim de Caim. 

Quais são os motivos que levaram Deus a recusar a oferta de Caim?

O motivo da recusa está intrínseco à oferta de Caim, seu caráter e suas intenções, como relatado em Provérbios 21:27: Caim matou Abel por inveja, já que Deus aceitou a oferta do irmão. Ele teve más intenções e má conduta desde o início.

Caim era arrogante e resguardava sentimentos e emoções que não são bem-vistos por Deus, como inveja, mágoa, orgulho, arrogância, entre outros defeitos nocivos. É exatamente por isso que Deus não aceitou a oferta de Caim.

Ainda existe a questão da generosidade, que é muito incentivada na Bíblia como uma qualidade para você alcançar e ser uma pessoa melhor. Tudo tem a ver com as intenções e o caráter dos dois irmãos, Caim e Abel, e não haver com o que foi realmente oferecido ao Senhor.

Caim deu frutos da Terra apenas por dar. Ele só queria cumprir uma responsabilidade religiosa para cair nas graças do Senhor e tirar as culpas de si mesmo.

Ao mesmo tempo, Caim estava distante de Deus. Está dito em Colossenses 3.23 que Caim não escolheu os melhores frutos de sua Terra para agradar a Deus, como fez seu irmão Abel, escolhendo as suas duas melhores ovelhas. Então não se trata do sacrifício de sangue feito por Abel.

Caim ofertou a Deus por mera obrigação, para ganhar privilégios. Já Abel, fez muito diferente. Além de oferecer suas melhores ovelhas ao Senhor, Abel tomou um tempo para retirar as partes mais gordas dos animais.

Ou seja, ele tirou um tempo para escolher a oferta certa e para oferecer o melhor do que tinha ao Senhor. Essa é a parte mais importante: obediência, generosidade, humildade e outras qualidades boas aos olhos d’Ele.

Abel não teve receio em ofertar o que tinha de melhor ao Senhor, sabendo que seria recompensado. O mesmo não pode ser dito de Caim.

Portanto, o ensinamento a tirar desta lição bíblica é ofertar parte de seus ganhos para o Senhor, como em forma de dízimo, por exemplo. No entanto. Não basta apenas oferecer ao Senhor por pura obrigação, esperando colher frutas boas no futuro.

É preciso ter as qualidades que Abel apresentou. A Bíblia chama isso de primícia: dar primeiro antes de gastar seus ganhos. E o mais importante é ofertar a Deus o melhor que você pode oferecer, além de manter as qualidades em seu caráter.

A lição é essa: exerça a generosidade para com o Senhor de maneira correta. Não gaste seu dinheiro com superficialidades antes de oferecer o dízimo ou sua oferta ao Senhor. Se você fizer isso, você demonstrará ser tão ingrato quanto Caim.

O melhor a fazer é não gastar seus ganhos com besteiras e ofertar tudo de melhor para o Senhor. Além disso, faça sua oferta com amor e não por obrigação. Isso é que fez a diferença na hora de Deus aceitar a oferta de Abel e não aceitar a de Caim.